Cursos

LICENCIAMENTO AMBIENTAL NO ESTADO DE SÃO PAULO

    Gostaria de ser avisado quando abrir uma nova turma?

  •  

    Licenciamento Ambiental no Estado de São Paulo

      Parceria em Eventos: Instituto Vidrih & Fepaf 




    Com o objetivo de difundir conhecimento e contribuir com o desenvolvimento profissional na região de Botucatu, a FEPAF e o Instituto Vidrih iniciaram no ano de 2015 uma parceria para promoção de programas educacionais. Dessa forma, será disponibilizada uma grade de cursos de extensão destinados à complementação e aprimoramento do conhecimento nas áreas de ciências agrárias e ambientais.

     
     
     
    Curso: Licenciamento Ambiental no Estado de São Paulo
     

    Carga horária: 
    24 horas

     
    Publico Alvo: 
    Engenheiros, Arquitetos, Advogados, Biólogos, Geógrafos, Geólogos, Técnicos, Tecnólogos, Gestores Ambientais, Estudantes e demais interessados.
     

    Objetivos: 
    Fornecer embasamento técnico e prático para o licenciamento ambiental. Promover o conhecimento da legislação e normas técnicas aplicáveis ao licenciamento ambiental no estado de São Paulo. Preparar profissionais para a elaboração de processos de licenciamento ambiental.
     

    Ementa: 
    - Sistema Normativo Ambiental.
    - Atuação municipal nos procedimentos do licenciamento.
    - Processos de licenciamento em atendimento à legislação florestal e de fonte de poluição.
    - Estudo de casos em licenciamento ambiental.


    Materiais e Métodos de Ensino: 
    A metodologia a ser adotada será baseada, dentre outras, em aulas expositivas, discussões de situações práticas em sala de aula, estudo de caso etc.


    Local: 
    Auditório da FEPAF
    Fazenda Experimental Lageado
    Rua Dr. José Barbosa de Barros, nº 1780
    Botucatu / SP
     

      Professores Responsáveis


    LEANDRO PERES MACOMINI

    Bacharel em Direito - UNIVEM (SP). Pós Graduado em Direito Ambiental - UCAM (RJ). Mestre em Gestão Ambiental - Faculdade de Engenharia - UNESP Bauru (SP). Coordenador do Curso de Pós Graduação em SIG - SENAC - Unidade Bauru. Professor do curso de Direito da Anhanguera - Unidade Bauru. Membro do Conselho Gestor do COMDEMA de Bauru (SP). Membro do Conselho de APA (Áreas de Proteção Ambiental) de Bauru.

    JULIANE FUMES BAZZO

    Graduada em Engenharia Florestal – Faculdade de Ciências Agronômicas - UNESP (Botucatu-SP). Mestre em Ciência Florestal – Faculdade de Ciências Agronômicas – UNESP (Botucatu-SP), na Área de concentração “Recuperação de Áreas Degradadas”. Diretora do Departamento de Licenciamento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de Botucatu-SMMA. Membro do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Sorocaba e Médio-Tietê – CBH-SMT. Colaboradora do grupo de revisão do Plano Diretor Participativo e do Código do Meio Ambiente de Botucatu. Colaboradora do Grupo Técnico de Plano de Manejo do Conselho Gestor da APA – Corumbataí, Botucatu e Tejupá – Perímetro Botucatu.

    LEVON BADDINI APOVIAN

    Graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie – São Paulo (SP). Com experiência em diversas áreas da engenharia, tanto na iniciativa privada, como no setor público. Atualmente trabalhando como Engenheiro no licenciamento ambiental e na fiscalização de indústrias, atividades minerárias, comércios atacadistas e varejistas de combustíveis e lubrificantes e sistemas de tratamento de água e esgoto na Agência Ambiental de Botucatu (SP), tenho exercido desde 2006 função análoga nas agências ambientais de Lins (SP) e Bauru (SP). Atualmente atuando como Membro Conselheiro do COMDEMAS – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pardinho (SP), já tendo participado de conselhos similares nos municípios de Bofete (SP), Botucatu (SP) e Lins (SP). 

    WILLIAN JULIO PICCIONI

    Graduado em Engenharia Ambiental pela UFPR - Universidade Federal do Paraná e em Tecnologia em Química Ambiental pela UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Experiências com tratamento de efluentes domésticos, projetos de avaliação e remediação de áreas contaminadas e atualmente com licenciamentos ambientais de empreendimentos, com ênfase em licenciamentos florestais, na CETESB - Agência Ambiental de Botucatu.

    CLÁUDIO AUGUSTO BONORA VIDRIH FERREIRA

    Graduado em Engenharia Florestal pela UNESP - Universidade Estadual Paulista. Mestrando no Programa de Geografia pela FCT/UNESP na Área de Concentração “Produção do Espaço Geográfico”. Pós-graduando da Especialização em “Gerenciamento de Recursos Hídricos e Planejamento Ambiental em Bacias Hidrográficas” pela UNESP/CBH/FEHIDRO. Perito Judicial e Consultor Ambiental nas áreas de engenharia de avaliações, ecologia, recuperação e restauração ecológica de áreas degradadas, licenciamento ambiental, avaliação de impactos ambientais e valoração de danos ambientais. Sócio Fundador da empresa VIA VIDRIH - Engenharia e Meio Ambiente. Membro Titular do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo – IBAPE/SP.

     

Instituto Vidrih - Educação e Desenvolvimento Profissional - Fone: (11) 3804-5439 - São Paulo, SP - Desenvolvido por RogerWD