Cursos

ESPECIALIZAÇÃO EM FARMACOLOGIA CLÍNICA COM ÊNFASE EM ATENÇÃO FARMACÊUTICA

    Gostaria de ser avisado quando abrir uma nova turma?

  •  
    Porque fazer o Curso?
    A atuação do profissional de ciências farmacêuticas, vem, ao longo dos anos, sofrendo uma série de transformações que exigem a reciclagem ou o aprimoramento profissional.
    Neste cenário se insere a Atenção Farmacêutica, considerada como prática recente na atividade farmacêutica, e que “prioriza a orientação e o acompanhamento farmacoterapêutico e a relação direta entre o farmacêutico e o usuário de medicamentos”, (Pereira e Freitas, Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, 2008).
    A repercussão desta atividade pode ser evidenciada em razão do Brasil se consolidar como um dos dez maiores pólos de consumo de medicamentos no mundo, do mesmo modo que cerca de 15% das internações hospitalares estão relacionadas a efeitos secundários dos medicamentos e 50% do problemas relacionados a medicamentos se associar ao uso incorreto de medicamentos (Silva e Prando, Informa, 2004).
    Os serviços de atenção farmacêutica também podem ser considerados como um novo mercado, haja vista a resolução RDC 44/09, editada pela ANVISA, que regulamenta esta atuação e permite às farmácias e drogarias  a realização de uma série de atividades (inclusive com atendimento domiciliar), tais como: testes de medição de glicemia, aferição de pressão arterial e temperatura corporal, etc  (http://www.segs.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id= 14251:servicos-de-atencao-farmaceutica-sao-novo-mercado-para-drogarias&catid=47:cat-saude&Itemid=328 ).
    Nesta perspectiva, a farmacologia clínica se constitui como uma importante ferramenta utilizada pelos profissionais de saúde, permitindo a mais adequada associação do quadro clínico dos pacientes frente as terapias existentes, além de promover o uso racional e correto dos medicamentos.
    Assim, a proposta do presente curso se insere neste panorama de valorização do profissional farmacêutico e visa apresentar o uso da farmacologia como instrumento de efetivação das práticas de atenção farmacêutica ensejando uma maior confiança e preparo do farmacêutico em relação aos cuidados com a segurança e eficácia dos tratamentos farmacológicos, bem como em relação aos seus aspectos sociais e econômicos.

     

     

    Objetivos

    ♦ Qualificar profissionais para a o uso da farmacologia clinica e das práticas de atenção farmacêutica em seus diferentes ambientes de trabalho.


    ♦ Fornecer embasamento técnico para a orientação quanto ao uso racional de medicamentos;


    ♦ Promover o conhecimento a respeito dos fundamentos da atenção farmacêutica e de estratégias para uma abordagem integrada da gestão da saúde;


    ♦ Preparar profissionais para o envolvimento nos processos de assistência Farmacêutica assegurando a qualidade, eficácia e segurança dos procedimentos clínicos.


    ♦ Fornecer conhecimento teórico a respeito das praticas de farmacologia clinica em relação ao diagnostico e tratamento de diferentes patologias.


    ♦ Formar especialistas em Farmacologia Clinica com ênfase em Atenção Farmacêutica, permitindo seu pleno exercício no mercado de trabalho

      

    Local de realização do curso

    Bauru-SP (aulas uma vez por mês)

     

    Público Alvo

    Farmacêuticos.

     

     

     

    Disciplinas

    NOME DA DISCIPLINA

    CH

    1.Introdução à Atenção Farmacêutica

    20

    2. Semiologia e Seguimento Farmacoterapêutico

    20

    3. Farmacoepidemiologia, Farmacovigilância e Farmacoeconomia como ferramentas para a Farmácia clínica

    20

    4. Fundamentos de Farmacocinética

    20

    5. Individualização da terapia medicamentosa e Monitorização terapêutica

    20

    6. Toxicologia Básica

    20

    7. Interações Medicamentosas

    20

    8. Uso Racional de Medicamentos

    20

    9. Farmacologia e Atenção Farmacêutica em grupos especiais

    20

    10. Atenção Farmacêutica ao paciente com Hipertensão

    20

    11. Atenção Farmacêutica ao Diabético

    20

    12. Atenção Farmacêutica ao pacientes com inflamações e dor

    20

    13. Atenção Farmacêutica na Insuficiência Renal e Hepática

    20

    14. Atenção Farmacêutica nas Neoplasias

    20

    15. Atenção Farmacêutica na Depressão e Ansiedade

    20

    16. Atenção Farmacêutica nas afecções do sistema Respiratório

    20

    17. Atenção Farmacêutica Aplicada com Fitoterapia

    20

    18. Análises Clínicas como subsídios para Atenção Farmacêutica

    20

    19. Metodologia Científica

    20

     

    TOTAL DA CARGA HORÁRIA

    380

     

    Carga Horária

    380 Horas

     

    Duração do Curso

    A oferta das disciplinas será viabilizada mediante 19 encontros concentrados, realizados preferencialmente uma vez por mês durante os dias de sexta (noite), sábado (manhã e tarde) e domingo (manhã).
    Os 19 encontros serão concretizados no máximo em 22 meses. A partir da conclusão das disciplinas, é aberto aos alunos o prazo de 3 (seis) meses para a apresentação dos trabalhos de conclusão do curso.

    ►Formação de turma sujeita à inscrição de um número mínimo de alunos. 

     

     

     
     
Instituto Vidrih - Educação e Desenvolvimento Profissional - Fone: (11) 3804-5439 - São Paulo, SP - Desenvolvido por RogerWD